quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A evolução do Jornal

The New York Times em 1965



1. Observe e compare capas antigas e recentes dos jornais. Comente:
a) O que mudou?
As capas antigas eram em preto e branco e algumas não haviam imagens. As atuais capas são mais atrativas e chamativas, sendo coloridas e com imagens.

b) Quanto à funcionalidade, houve melhoras? Quais?
The New York Times em 2007
Houve melhoras sim, mas foram na expansão no conteúdo, ou seja, mais abrangente. Além disso, houve mais complementação no conteúdo.

c) Quanto a atratividade, houve melhoras? Quais?
Houve melhoras sim. Agora os jornais são coloridos e com imagens, que chamam a atenção do leitor.

d) Por que você acha que houve tais mudanças?
Houve tais mudanças para que a compra de jornais se torne mais ampla.

2. Faça uma pesquisa:
a) Procure o jornal de sua cidade e tentem se informar sobre sua configuração gráfica; se possível, tente comparar a forma atual com exemplares antigos.

b) Tente fazer uma pequena entrevista com o responsável pela composição gráfica e peçam-lhe informações sobre critérios para a atual configuração.

3. Hoje mais do que nunca a informação é uma necessidade. Vivemos em um momento histórico em que estar informado faz a diferença. E, com os avanços da tecnologia, é possível romper as barreiras de tempo e espaço: aqui no Brasil, graças a internet podemos ler alguns jornais europeus e asiáticos do dia seguinte!!! Mas será que basta apenas ter acesso à informação para estar bem informado?
Qual é o maior problema da atualidade: ter acesso à informação, selecionar a informação ou saber o que fazer com a informação?
Mas é claro que não basta ter acesso à informação. Você, além de ir atrás de tal informação, precisa processar-la, ou ela irá entrar em um ouvido e sair pelo outro. E o maior problema da atualidade é saber o que fazer com a informação. Diariamente recebemos diversas informações, algumas úteis, outras fúteis, mas as fúteis parecem dominar o processamento da população, enquanto as úteis são ignoradas. Sai mais notícias sobre o novo penteado do Neymar do que sobre Miguel Nicolelis. Sabe quem é Neymar? Sabe quem é Miguel Nicolelis? Então...

Um comentário: